RESPIRAÇÃO

Dentre todas as técnicas usadas para  fortalecer a saúde, a respiração é uma das mais importantes.
Ainda assim é também uma das mais ignoradas.

 

Na verdade nós já usamos normalmente a respiração para ventilar o sistema respiratório quando sentimos pânico, para gerar mais ar em momentos de preocupação ou fadiga. Entretanto as pessoas passam a maior parte do dia respirando de forma inconsciente.

 

Respiramos corretamente quando bebês. Inalações longas, retendo o ar por alguns segundos, exalação longa. Depois dos quatro ou cinco anos nos viciamos a respirar de forma automática, e uma mudança de hábito passa a ser exigida. A respiração controla todo o corpo. O sangue flui entre o coração, o pulmão e os outros órgãos levando nutrientes e retirando impurezas. Na digestão pode ocorrer um ciclo vicioso.

 

Respiração insuficiente gera má absorção dos alimentos. O corpo mal nutrido tem dificuldade de respirar. O principal impacto da respiração é no chamado plexo solar.

 

Uma parte do corpo reconhecida pela ioga e conhecimento oriental mas ainda não pela ocidental. Trata-se de uma parte composta de massa branca e cinzenta, similar a que compõe o cérebro. Localizada bem atrás do estômago, controla toda a digestão e outros importantes órgãos internos. O nome solar é adequado porque emana energia para o corpo. Perceba a sua respiração quando em momentos de estresse, tristeza ou felicidade, assim como praticar atividades físicas. Entendida a respiração a mudança de hábito passa a ser possível.

 

Como respirar melhor

Primeiramente respire sempre pelo nariz porque ele filtra e retira impurezas do ar.
Em seguida pense sempre em respirar pelo diafragma, empurrando a barriga para baixo.
Se possível, faça o abdômen descer e subir. Perceba a respiração, respire algumas vezes durante o dia de forma consciente.
Busque inspirar e expirar na mesma velocidade a mesma quantidade de ar.

 

Os hábitos aqui vem a calhar.
Procure 10 a 20 minutos por dia de respiração consciente, caso seja impossível mesmo 1 ou 2 minutos já trazem benefícios.
A respiração pode ser alta, média, baixa ou completa.
As três primeiras acontecem no tórax, no abdômen ou entre eles. Podem ser de certa forma mais profundas, mas em geral ocorrem superficialmente. Assim as trocas com o organismo são baixas e o ar pouco aproveitado.

 

A respiração completa praticada no ioga utiliza todo o sistema respiratório para permitir uma inalação mais profunda e trocas completas. Existem diversos outros exercícios para melhorar a respiração a serem estudados e praticados.

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